3 Dicas indispensáveis para quem vai contratar um Plano de Saúde

3 Dicas para quem vai contratar um Plano de Saúde

Ter um Plano de Saúde, nos dias atuais, tornou-se algo indispensável para muitas pessoas. Porém, muitas delas se deparam com diversas dúvidas antes mesmo de fazer a contratação. “O que é carência?”, “Quanto vou pagar por mês”, “Como funcionam as regras de reajuste…” e por aí vai.

Por isso, nesse artigo nós vamos trazer 3 dicas indispensáveis para quem vai contratar um Plano de Saúde que vão te ajudar bastante em sua escolha. Confira abaixo!

Você já parou para refletir que é comum pagarmos um valor muito alto em um Plano de Saúde? Ou se perguntou por que ele sofre reajustes tão altos? Ou até mesmo uma sequência de reajustes? Talvez quando você contratou o seu plano optou por uma abrangência maior e por utilizar pouco, pode acabar ficando na dúvida se realmente valeu a pena o investimento. Ou você ainda não fez a contratação, mas está bem perto de tomar essa grande decisão.

Nós, da UnitedClass, maior plataforma de vendas de Planos de Saúde do Brasil, estamos há 16 anos ajudando pessoas e empresas a encontrarem o plano de saúde perfeito, de forma segura, duradoura e consciente.

E para começar, vamos abordar os 3 tipos de contratação disponíveis no mercado. São eles:

Planos Individuais ou Familiares: São aqueles feitos através do CPF;

Coletivos por Adesão: Contratados através das entidades de classe. Ou seja, a contratação aqui acontece por intermédio de uma Administradora de Benefícios;

Planos Empresariais: Contratados através do CNPJ, com opções de planos a partir de 2 beneficiários. Essa modalidade de plano contempla inclusive os microempreendedores individuais. 😉

Mesmo com uma série de pontos que divergem entre os tipos de contratação, vamos nos concentrar em três pontos que consideramos os mais importantes.

VIGÊNCIA

A vigência refere-se ao período em que o seu contrato começa a ter validade. Essa data geralmente coincide com a data de vencimento.

Nos planos individuais a vigência inicia na data de assinatura do contrato, dando início a contagem dos dias de carência, possibilitando inclusive a utilização do plano após 24 horas nos casos de urgência ou emergência.

Nos planos coletivos por adesão a vigência varia entre 15 e 45 dias. Em alguns casos pode levar até um pouco mais caso ocorra alguma pendência na documentação ou caso a Administradora não consiga contato com o beneficiário para confirmação de dados.

Já nos planos empresariais a vigência ocorre em data futura, similar ao que acontece com os planos coletivos por adesão. Esse prazo pode ser maior ou menor, isso vai depender do porte da empresa.

Mas o que vale ser destacado aqui é que nas duas últimas opções a cobertura não inicia após a assinatura do contrato, e sim, após o contrato estar implantado e devidamente cadastrado na operadora escolhida. Sendo assim, você só consegue utilizar o plano (inclusive para urgência e emergência) com o número da carteirinha em mãos.

REAJUSTES

A segunda dica que vamos trazer é referente aos reajustes.

O primeiro reajuste é por mudança de faixa etária. Este reajuste ocorre pela primeira vez quando o beneficiário completa 19 anos. A partir daí, acontece a cada 4 anos, até o último reajuste por mudança de faixa etária, quando o beneficiário completa 59 anos de idade, sendo que esse reajuste ocorre sempre no mês de aniversário do beneficiário. Lembrando que os percentuais de reajustes estão detalhados nas condições gerais do contrato.

O reajuste mais alto é sempre quando o beneficiário completa 59 anos e este representa um aumento de cerca de 70%. A notícia boa é que o beneficiário não voltará a sofrer nenhum reajuste por faixa etária, apenas os reajustes anuais de contrato. E é desse que vamos falar agora.

O reajuste do aniversário do contrato também é comum nos três tipos de contratação. Porém, nos contratos individuais esse reajuste acontece no mesmo mês da contratação do seu plano. Ou seja, se você contratar um plano em janeiro, seu reajuste ocorrerá todo mês de janeiro. Já o reajuste de aniversário, dos contratos individuais, tem o seu teto definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é de longe o menor índice de reajuste entre as modalidades de contratação.

Para se ter uma ideia, o índice estabelecido no ano de 2018 foi de 10% para os planos individuais, enquanto a média dos planos empresariais foi de 19%.

Os planos coletivos, tanto por adesão quanto os empresariais, possuem uma análise de reajuste diferente e apresentam normalmente percentuais maiores do que os planos individuais. Mas como esse é um assunto que requer um pouco mais de tempo, não deixe de acompanhar o nosso Blog, pois iremos escrever um artigo inteiro sobre isso.

Um último ponto a ser abordado referente aos reajustes é que se você contratou ou está pensando em contratar um plano de saúde coletivo por adesão, você deve entender que o mês de reajuste deste contrato é sempre no mês em que a Administradora (empresa intermediária na contratação) iniciou o seu contrato junto à operadora e não no mês em que você fez ou vai fazer a adesão, ok? Por isso é muito comum que os beneficiários que contratam essa modalidade de plano sofram o seu primeiro reajuste antes de completar um ano de plano.

Imagine um caso em que a Administradora de Benefícios iniciou a comercialização de seus planos no mês de junho, isso significa que esta apólice sofrerá o reajuste sempre no mês de junho, caso você contrate seu plano em janeiro, seu reajuste será após 5 meses de plano, em junho. A partir daí os próximos reajustes serão todos no mês de junho, ou nos meses de mudança de faixa etária de algum beneficiário, quando houver.

CARÊNCIA

O terceiro e último tópico, porém não menos importante, é a carência.

Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo Plano de Saúde em um determinado procedimento. Esse tipo de informação está presente no seu contrato. Entretanto, as maiores dúvidas de grande parte dos consumidores antes de fazer a contratação de um Plano de Saúde, ainda são referentes ao período de carência. E como esse assunto é o preferido dentre os que abordamos, nós desenvolvemos um vídeo falando exclusivamente sobre isso. Para acessar basta se cadastrar em nossa Newsletter clicando aqui e em seguida vamos te enviar por e-mail nosso material exclusivo onde você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre as carências.

Se preferir, fale agora mesmo com um de nossos corretores através do formulário ao lado. Contamos com corretores credenciados que estão aptos a tirar todas as suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados a Plano de Saúde.

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