Plano de Saúde: Qual escolher? Descubra seu perfil

Plano de Saúde: Qual escolher? Descubra seu perfil

Não é de hoje que a preocupação com uma boa e adequada cobertura de saúde está fazendo a cabeça de muitos brasileiros. Infelizmente, o sistema público de saúde no país deixa muito a desejar. Visando não passar por perrengues na hora que realmente precisamos de alguma consulta ou até mesmo um tratamento, os planos de saúde privados vão de encontro com a escolha mais adequada a se fazer.

E como podemos saber qual o melhor plano de saúde para adquirir? Leia o artigo abaixo e saiba algumas técnicas para escolher um plano de saúde que vá de encontro com as suas necessidades.

Sobre saber o perfil de plano de saúde para adquirir

A atenção aos serviços oferecidos é o mais importante a se fazer antes de tomar uma decisão que pode afetar seu orçamento e o da sua família também. É importante identificar o tipo de empresa que queremos nos relacionar, fazer a si mesmo perguntas como: “pretendo me casar e construir uma família?” ou “tenho filhos ou deseja tê-los?”. Esses questionamentos podem dar um norte para as escolhas.

Para determinadas etapas da vida o tipo de cobertura de um plano de saúde pode fazer toda diferença, como, por exemplo, quando se é criança ou idoso. Pessoas em qualquer uma das duas fases da vida humana (criança e idoso) merecem muito cuidado e atenção especial, por isso o plano mais indicado para essas pessoas é com cobertura ambulatorial e hospitalar, de preferência com cobertura odontológica também. Os planos indicados se diferenciam dependendo da idade de cada pessoa, por isso fique atento para não fazer uma escolha equivocada.

Coberturas dos planos de saúde

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão responsável por fiscalizar e cuidar da regulamentação desse setor, todas as empresas devem oferecer quatro tipos de coberturas pré-estabelecidas, que são: plano ambulatorial, plano hospitalar, plano hospitalar com obstetrícia e plano odontológico. Os planos individuais, familiares e coletivos são todas possibilidades de contratação. O primeiro tipo de contratação é o individual, ele é indicado para pessoas que possuem doenças crônicas ou doenças que necessitem tratamento constante; o segundo é feito para uma família, os serviços contratados estarão disponíveis para cada um dos participantes que precisarem dos serviços inclusos no pacote sem cobrança além da mensalidade; o terceiro e último, plano coletivo, é indicado para pessoas que não possuem uma necessidade constante de atendimento ou acompanhamento médico.

Siga as dicas

Algumas dicas finais são essenciais para você definir qual plano de saúde adquirir. A primeira é pesquisar muito, saiba tudo o que você gostaria de ter a sua disposição quando precisar, o plano que cumprir todas suas necessidades é aquele que você deve escolher. A segunda dica é saber a idoneidade da empresa que oferece o plano de saúde, é preciso conhecer a história da empresa saber se funciona nos padrões da ANS e se está tudo certo com sua regulamentação. A terceira dica é saber o nível de satisfação dos clientes que já adquiriram o plano que você está pensando em comprar e quais são as características que mais chamaram atenção no produto comprado por eles. As dicas quatro e cinco vão de encontro a conhecer bem os serviços que fazem parte do seu pacote, ter bem determinado seu período de carência e saber tudo que está na sua cobertura, para que quando for precisar utilizar os serviços não ocorra nenhum problema. A dica seis é sobre os profissionais oferecidos pelo seu plano, é importante ver quais são os hospitais e clínicas parceiros que você poderá visitar quando precisar de algum atendimento. A dica sete é sobre a abrangência territorial, saber até onde vai a cobertura do seu plano, para quando você estiver fora do país, por exemplo, e tenha algum imprevisto com relação a saúde e assim não ficar na mão porque seu plano não cobre aquela área. A dica de número oito encerra a lista e fala sobre não mentir e nem omitir informações para conseguir um melhor preço ou coisa do gênero.  

Você viu como pode ser fácil escolher um plano de saúde? As dicas são simples, porém imprescindíveis na hora da escolha. Agora que você já sabe mais sobre o assunto é só seguir em frente com a sua decisão. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Solicite sua cotação

Rio de Janeiro: 2242-1000 | Niterói: 2613-2777 | Campo Grande: 3394-0006 | Duque de Caxias: 3848-3030