O alto custo do seu plano tem cura?

O alto valor do seu plano de saúde tem cura?

Para algumas pessoas, plano de saúde é algo imprescindível. Para outros, um gasto excessivo. E tem ainda quem sempre quis contratar, mas acredita não caber no seu orçamento. Porém, praticamente todos concordam que os valores estão cada vez mais incompatíveis com a economia nos dias de hoje.

Mas isso, sim, tem solução. Pensando nisto, preparamos este artigo com dicas para você ter o melhor custo benefício e ficar sempre prevenido em caso do “e se” aparecer na sua vida. Vamos a elas?

Primeiro de tudo: qual o seu orçamento?

A sua renda mensal, claro, vai ditar se você pode ter ou não um Plano de Saúde pago por você mesmo ou se isso deve ser visto como um diferencial no seu emprego. Com a variedade de planos que você pode fazer hoje em dia, e com o crescimento da concorrência, com certeza existe um que é perfeito para o seu bolso.

Necessidades reais e necessidades secundárias

O que você realmente busca ou necessita vem da sua condição de saúde atual ou do seu histórico familiar?

Você ou alguém da sua família tem necessidades especiais?

Você está entrando na terceira idade?

Seus filhos ou até mesmo você ou seus pais tem restrições alimentares, medicamentais?

Sim, a lista é grande, mas vale muito a pena ser bem feita. De repente por um pouco a mais você tem um benefício muito maior em comparação ao custo. E vice versa.

Você na sua cidade X Você viajando

Um dos principais diferenciais de valor em um plano é a distância que você está do local em que o plano foi contratado. Caso precise ser atendido regionalmente ou precise ser amparado nacional ou até mesmo internacionalmente, suas opções têm preços completamente diferentes. Esse é um grande ponto a ser avaliado, que traz muito impacto ao valor final da sua parcela.

Lembre que fora do país não existe SUS e um atendimento nos Estados Unidos, por exemplo, além de ser cobrado em dólares – que sofrem flutuação cambial –, também tem preços e condições de pagamento completamente diferentes das do Brasil.

Corte o supérfluo!

Claro que, seja na sua cidade ou em qualquer parte do mundo, todos gostariam de ficar em um quarto exclusivo com banheiro individual. Mas, nem todos querem ou podem pagar por isso.

Como já mencionado anteriormente, por que você teria assistência nacional se você anda somente pelo seu estado? Qualquer tipo de excesso e luxo – como quartos privativos e semi-privativos, por exemplo – impactam no resultado final. E, se você não tem problema de ficar junto de outras pessoas, isso vai trazer um belo desconto no seu valor anual.

Como prefere pagar? Parcela fixa ou pagar parcialmente as suas consultas?

Outra modalidade interessante caso você não possa esperar por suas consultas é a coparticipação, onde você paga uma porcentagem da visita ou do exame médico e o plano arca com a diferença. Isso faz com que sua mensalidade seja menor. Porém, quando você tem situações que precisam urgência, esses imprevistos podem gerar mais gastos do que uma mensalidade fixa, onde você não paga mais nada a não ser a prestação e ponto. Avalie e coloque os prós e contras no papel, você vai notar a grande diferença.

Modalidades individuais e/ou empresariais

Se você trabalha em um lugar que oferece plano de saúde para seus colaboradores, ótimo. Está mais que na hora de se informar em detalhes sobre ele. Mas, caso não, você pode procurar pelo seu sindicato ou entidade de classe para tentar participar de um plano por adesão da sua categoria. Isso além de facilitar a aquisição, pode cobrir mais pessoas da sua família, ou até mesmo toda ela, dependendo de quantas pessoas são e do plano disponibilizado.

No final, o melhor remédio é a pesquisa.

Seja seu plano completo ou modesto, ficar desprotegido com certeza é a pior das hipóteses.

Então, se você tem recursos ou mesmo se eles estiverem escassos, pesquise muito que com certeza você vai encontrar um plano de saúde para amparar a si próprio ou a sua família.

Ninguém gosta da perspectiva de investir em saúde. Mas, hoje em dia, fica cada vez mais evidente que mais do que um luxo, um plano de saúde é um serviço essencial a ser contratado.

Deixe uma resposta

Solicite sua cotação

Rio de Janeiro: 2242-1000 | Niterói: 2613-2777 | Campo Grande: 3394-0006 | Duque de Caxias: 3848-3030