Plano Individual x Coletivo por adesão. Qual escolher

Plano Individual ou Coletivo por Adesão. Qual escolher?

Confira em nosso artigo da semana as principais características e diferenças entre o plano individual e o plano coletivo por adesão. Afinal, quanto mais informações você obtiver nesse momento, mais fácil será a tomada de decisão.

Se você está à procura de um plano de saúde e está em dúvida sobre o que contratar, não fique preocupado. Muitas opções nos deixam confusos nessa hora e a melhor forma de resolver é se informar pois ficar sem cobertura de saúde não dá.

Então vamos lá…

No artigo anterior onde falávamos de coparticipação, abordamos os 3 tipos de plano que existem, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que são: Individual; coletivo por adesão e coletivo empresarial.

A semelhança entre os planos é o atendimento, tanto um quanto o outro terão total cobertura para consultas, exames, internações e cirurgias. Confira abaixo as principais diferenças entre eles:

Plano individual/familiar

Plano Individual x Coletivo por adesão. Qual escolher

O plano individual ou familiar se dá quando o cliente (pessoa física) firma contrato diretamente com a operadora ou por um corretor autorizado.

O valor da mensalidade desse tipo de plano é bem maior que os coletivos, pois segue o que é estabelecido por contrato e a regulamentação da ANS quanto a reajustes. Esses reajustes são feitos a cada 12 meses após a assinatura do contrato.

O tempo de espera para realizar determinados procedimentos, a chamada carência, tem prazos determinados pela legislação.

A vigência desse tipo de plano, ou seja, quando você poderá ser atendido, em caso de emergência é de 24 horas após a assinatura do contrato.

Plano Coletivo por Adesão

Nesse tipo de plano é necessário que o consumidor se associe a uma entidade de classe, sindicato ou categoria profissional. (Exemplos: ANC(Comércio), FESN (Estudantil), UNIPRO (Profissional Liberal). O corretor irá identificar a qual classe ou associação o cliente deverá se associar. No ato da assinatura deverá ser preenchida a fica associativa e o contrato de adesão.

Plano Individual ou Coletivo por adesão. Qual escolher

O custo do plano coletivo é bem mais barato que o plano individual pois se trata de um numero maior de beneficiários e assim o valor é diluído e se torna mais atraente do ponto de vista financeiro.

Os reajustes são feitos em uma data base preestabelecida pelas operadoras e administradoras de benefícios. Geralmente ocorrem no meio do ano. Como não há regulação da ANS nesse tipo de plano, a taxa é definida pela operadora.

Assim como nos planos individuais, o coletivo também tem carência, porém aqui esse prazo costuma ser menor. A vigência desse tipo de plano pode variar de 15 a 30 dias, dependendo da data da assinatura do contrato.

A decisão

A grade maioria da população não vê com bons olhos os serviços de saúde prestados pelo SUS e por isso é muito importante poder contar com um suporte extra. Estar coberto por um plano de saúde já não é mais um luxo, mas sim uma necessidade.

Faça sua reflexão sobre qual opção é ideal para você, mas leve em conta as informações contidas nesse artigo. Se ainda assim não conseguir se decidir, clique aqui para tirar suas dúvidas com um de nossos corretores.

Leve em consideração preço, carência, vigência e reajustes. Tome sua decisão pautada na razão. Um profissional qualificado é imprescindível nesse momento para orientá-lo nesse próximo passo.

Por isso, conte com a UnitedClass para te ajudar nesse momento! Estamos a sua disposição 24 horas por dia. Nos siga em nossos canais oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite sua cotação

Encontre nossas unidades

Rio de Janeiro

Niterói

Campo Grande

Duque de Caxias

Madureira

São Paulo

Planos de saúde sulamerica, RJ sulamerica, Planos de saúde RJ, Amil, Assim Saude, Bradesco, Cemeru, Golden Cross, SulAmerica, Unimed, Planos de Saude, Planos Odontologicos, Tabela, Cotacao, planos de saude rj, plano de saude valores, plano de saude cotacao, planos de saude barato, plano de saude mei, plano de saude PJ, Valor Plano de Saude