14. EX

Quais são os tipos de planos de saúde existentes?

Pensando em contratar um plano de saúde, mas não sabe qual é o mais adequado para você? Antes de comparar os planos das diversas operadoras, você precisa saber quais são os tipos de planos existentes e as principais características deles. São os planos: Individual e Familiar, Coletivo por Adesão ou Empresarial e MEI.

Quer saber os detalhes de cada um? Continue lendo e tire suas dúvidas.

Plano de saúde Individual e Familiar

O plano de saúde individual ou familiar, como o próprio nome diz, é uma contratação feita por uma pessoa física diretamente com a operadora do plano. Esse plano não pode ser uma contratação por pessoa jurídica.

Geralmente esses planos são pré-montados, ou seja, já possuem algumas condições definidas, pois, o fato de ter somente uma pessoa ou uma família pequena contratando acaba restringindo a capacidade de negociar mais benefícios.

Nesses planos podem ser incluídos outros dependentes como: esposa, marido, filhos, pais, etc.

As principais características desses planos são:

  • Adesão livre (ou seja, não é necessário ter nenhum vínculo com instituições ou empresa, qualquer um pode contratar)
  • Liberdade de escolha na cobertura do plano – ambulatorial, hospitalar ou com obstetrícia
  • Cobrança e procedimentos administrativos realizados diretamente entre operadora e cliente
  • Exigência de carência para o cliente (leia mais sobre a carência aqui), independentemente do plano escolhido
  • Possibilidade de rescindir o contrato sem multa em caso de fraude ou ausência de pagamento

A principal vantagem dos planos de saúde individuais ou familiares é que você pode focar nas suas particularidades e da sua família.

Isto é, você poderá contratar benefícios ou acomodações especiais de acordo com suas necessidades, o que geralmente não acontece quando você precisa aderir a um plano de saúde empresarial, por exemplo (que tem um atendimento mais genérico para abranger todos os funcionários de uma empresa).

Porém, uma desvantagem desse tipo de plano é o preço, que é mais alto em comparação aos planos empresariais ou coletivos.

Sua escolha valerá a pena de acordo com seus requisitos, principalmente se você tiver algum familiar com doença crônica ou sentir a necessidade de ter um médico de família.

Geralmente, se você contratar um plano de saúde familiar irá receber descontos mais vantajosos do que em um pacote individual.

Plano de saúde Empresarial

Os planos de saúde empresariais são aqueles desenvolvidos exclusivamente para serem contratados por pessoas jurídicas.

As características do plano de saúde empresarial são:

  • Adesão somente com comprovação de vínculo empregatício ou estatutário entre a pessoa jurídica e o beneficiário
  • Carência comum para contratos com empresas de até no máximo 29 vidas
  • Sem carência ou flexibilização da carência para contratos com empresas de 30 vidas ou mais
  • Sem carência para colaboradores que ingressarem no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou do seu vínculo à empresa
  • Liberdade de escolha da cobertura – ambulatorial, hospitalar ou com obstetrícia
  • Possibilidade de rescisão prevista em contrato e válida para o contrato inteiro (ou seja, para todos os beneficiários)
  • Cobrança e procedimentos administrativos realizados diretamente entre a pessoa jurídica (ou seu RH ou administradora de benefícios) e a operadora

Dentro dos planos empresariais, é possível aderir aos planos:

Plano de saúde para MEI (Microempreendedor Individual): Somente microempreendedores com no máximo um funcionário registrado podem aderir a esse tipo de convênio. As vantagens do plano MEI é que ele possui as mesmas condições de um plano empresarial, incluindo mais descontos que um plano individual.

Pequenas e Médias Empresas (PME) – Planos de 3 a 199 vidas: Pessoas jurídicas que fazem uma contratação com benefícios semelhantes a um plano individual ou familiar. A cobertura pode ser regional ou nacional. Empresas com 29 vidas ou menos devem cumprir a carência normalmente. Mas empresas acima de 30 vidas tem maior flexibilização das carências e preços.

Grandes Corporações – Acima de 200 vidas: Esses planos não possuem carência. Geralmente possuem cobertura geográfica nacional e possibilidade de inserir recursos Premium, como um Seguro Viagem. Quanto maior o tamanho da empresa, mais fácil é para negociar preços e benefícios

Os planos empresariais oferecem vantagens para todos os participantes, pois os empreendedores recebem incentivos fiscais, como desconto no imposto de renda, enquanto os funcionários podem pagar mais barato para aderir a um plano de saúde (que, se contratado individualmente seria mais caro).

Porém, uma desvantagem do plano empresarial é que o reajuste de preços anuais não segue a regulação da ANS, o que permite maior flexibilidade de negociação entre PJ e operadora, mas também pode ser perigoso dar margem para altos reajustes em caso de pequenas e médias empresas. Por isso, é indicado ter uma administradora de benefícios gerenciando essa negociação.

Plano de saúde Coletivo por Adesão

O plano de saúde coletivo por adesão é uma modalidade de contratação entre uma operadora e uma instituição trabalhista. Ou seja, o plano coletivo por adesão permite que pessoas físicas contratem um plano de saúde através do seu sindicato ou de acordo com sua associação profissional.

As características dessa modalidade são:

  • Adesão somente com comprovação de vínculo a uma associação profissional ou sindicato
  • Exigência de carência, exceto para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração ou aniversário do contrato
  • Possibilidade de todas as coberturas – ambulatorial, hospitalar e obstetrícia
  • Rescisão prevista em contrato, sem multa e somente para o contrato como um todo
  • Cobrança e procedimentos administrativos realizados entre a pessoa jurídica ou administradora e a operadora

As principais vantagens do plano coletivo por adesão são preços mais econômicos do que planos individuais e familiares, além de maior facilidade de negociação e administração de benefícios. Isso porque você fica responsável por arcar com os custos do seu plano, mas uma administradora resolve os procedimentos administrativos por você.

Qual é o melhor plano de saúde: Individual/Familiar, por Adesão, Empresarial ou MEI?

Para você escolher entre os tipos de planos que explicamos acima, é fundamental entender qual é o seu perfil, suas necessidades e suas possibilidades. Isso porque dependendo do que você precisa, pode ser mais vantajoso contratar um plano familiar do que um plano MEI, por exemplo, mesmo que você possa escolher entre os dois.

É necessário analisar cada caso com cuidado e para isso você pode consultar um especialista em seguros e saúde. Por isso, clique aqui para falar com um atendente da United Class e descubra qual é o melhor plano para o seu perfil.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

três + 12 =

Solicite sua cotação

Rio de Janeiro: 2242-1000 | Niterói: 2613-2777 | Campo Grande: 3394-0006 | Duque de Caxias: 3848-3030