nasenbeinbruch-fraktur-behandlung-symptome-diagnos

Quando uma cirurgia pode ser considerada estética?

Se você possui um plano de saúde provavelmente já se perguntou sobre quais tipos de cirurgia sua operadora cobre e se é possível usar o plano para fins estéticos.

Afinal, quem já não pensou em fazer uma cirurgia aqui ou ali para corrigir pequenas imperfeições do rosto ou do corpo?

Porém, quando falamos dos planos de saúde, geralmente, as operadoras cobrem apenas procedimentos cirúrgicos reparadores, ou seja, cirurgias exclusivamente estéticas não são pagas pelo plano.

Por isso, antes de buscar um procedimento estético no seu plano de saúde, vamos entender o que caracteriza esse tipo de cirurgia e se você tem direito a alguma.

Continue lendo e confira a seguir quando uma cirurgia pode ser considerada estética!

O que é a cirurgia estética e o que é uma cirurgia reparadora?

As cirurgias plásticas reparadoras são uma área da medicina focada em restaurar funções, totais ou parciais, de algum órgão ou outra parte do corpo humano que tenha sido lesionado.

Esse tipo de cirurgia pode ser orientado como tratamento para doenças genéticas, adquiridas, por traumatismos e outras enfermidades.

Assim, a cirurgia plástica reparadora tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde do paciente, corrigindo o que estiver lhe afetando.

Já a cirurgia estética é uma área específica da cirurgia plástica que é completamente orientada para buscar o aperfeiçoamento e o aprimoramento visual.

Esse tipo de cirurgia não tem o objetivo de tratar doenças ou melhorar funções corporais, serve apenas para agradar o senso estético do paciente.

Apesar desses conceitos, é válido lembrar que um paciente satisfeito com sua aparência também tem uma qualidade de vida melhor, já que isso interfere diretamente na sua autoestima e na sua saúde mental.

Exemplos de cirurgias estéticas:

  • Rinoplastia – Alteração do formato do nariz
  • Abdominoplastia – Retirada do excesso de pele na região abdominal
  • Otoplastia – Remodelagem do tamanho e formato das orelhas
  • Prótese de silicone – Aumento do tamanho dos seios
  • Mastopexia com prótese – Levantamento dos seios
  • Lipoaspiração – Redução do tecido adiposo

Todas as cirurgias acima são consideradas apenas para objetivo estético pois, o paciente não precisa obrigatoriamente realizar esses procedimentos para ter sua qualidade de vida física garantida.

Assim, qualquer cirurgia que tenha o objetivo apenas de melhorar a aparência estética do paciente será considerada como procedimento estético e não é coberto pelos planos de saúde.

Como saber se a cirurgia é considerada estética ou reparadora?

A maior dúvida dos pacientes sobre cirurgias é quando se trata de procedimentos que são utilizados para fins estéticos, mas que também podem auxiliar na melhora de vida do paciente.

Por exemplo, a mamoplastia redutora é uma cirurgia bastante procurada por fins estéticos, geralmente por mulheres que desejam reduzir o tamanho dos seios e criar mais harmonia nas proporções corporais.

Porém, a mamoplastia redutora também pode ser considerada uma cirurgia reparadora, desde que seja comprovado, a partir dos exames médicos, que o tamanho das mamas está afetando a vida da paciente.

Isso porque há muitos casos em que o tamanho dos seios acaba afetando a postura e a coluna da pessoa, causando dores e desconforto diário. Em situações como essa, o plano de saúde cobre a cirurgia.

Mais cirurgias estéticas que o plano de saúde cobre:

Veja outros exemplos de cirurgias que possuem uma finalidade estética, mas que também são cobertas pelo plano de saúde:

  • Cirurgia bariátrica – Indicada para pessoas obesas quando medicamentos e outros tratamentos não foram capazes de reduzir o índice de massa corporal do paciente;
  • Reconstrução de mama – Para mulheres que retiraram os seios em decorrência de um câncer de mama;
  • Reconstrução da face – Em casos de pacientes que sofreram acidentes graves e sofreram deformações no rosto;
  • Tratamento de queimaduras na pele;
  • Tratamento de tumores na pele.

Em todos os casos que citamos acima, a cirurgia deve ser orientada pelo médico com um relatório clínico para garantir que o plano cubra todos os gastos do procedimento.

Mesmo que a cirurgia traga um benefício estético para o paciente, a maior vantagem destas cirurgias está em melhorar a qualidade de vida do paciente, por isso são consideradas essenciais e não apenas para melhorar a aparência.

A prótese de silicone é coberta pelo plano de saúde?

Uma das cirurgias mais procuradas no Brasil é a inserção do silicone nos seios. Porém, esse procedimento é considerado de cunho estético e, por isso, ele não é coberto pelos planos de saúde.

Pode haver uma confusão nesses casos, pois a reconstrução mamária é coberta pelos planos de saúde.

Contudo, a reconstrução é um procedimento diferente, que utiliza a própria gordura corporal da mulher para reconstruir os seios.

Além disso, ela tem uma finalidade reparadora: a reconstrução do órgão retirado em função de um câncer.

Algum plano de saúde cobre cirurgia estética?

Considerando que a cirurgia estética serve apenas para agradar ao senso estético do paciente, ela não costuma ser um procedimento incluso nos planos de saúde mais populares.

Porém, os planos de saúde das categorias Premium, costumam oferecer alguns procedimentos estéticos simples inclusos na mensalidade como um diferencial para o paciente.

Nos planos Premium com cirurgia estética inclusa, é necessário aguardar um período de carência de 180 dias.

Vale lembrar que, geralmente, esses planos também são os mais caros das operadoras de saúde.

Agora que você já sabe qual a diferença de uma cirurgia estética e uma cirurgia plástica comum, comente se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite sua cotação

Encontre nossas unidades

Rio de Janeiro

Niterói

Campo Grande

Duque de Caxias

Madureira

São Paulo

Planos de saúde sulamerica, RJ sulamerica, Planos de saúde RJ, Amil, Assim Saude, Bradesco, Cemeru, Golden Cross, SulAmerica, Unimed, Planos de Saude, Planos Odontologicos, Tabela, Cotacao, planos de saude rj, plano de saude valores, plano de saude cotacao, planos de saude barato, plano de saude mei, plano de saude PJ, Valor Plano de Saude